top of page
Eduardo Saccomandi Jr.

A Acupuntura e o Zumbido no Ouvido

O zumbido no ouvido, também conhecido por tinnitus, normalmente não é um sintoma grave e é frequente quando se tem um resfriado ou após exposição prolongada a barulhos muito intensos, desaparecendo sem tratamento especifico ao final de algumas horas. Este problema, que se caracteriza pela sensação de ouvir qualquer tipo de som mesmo estando em ambiente silencioso pode afetar o ouvido esquerdo, o direito ou os dois ao mesmo tempo e, na maioria dos casos, o zumbido no ouvido tem cura.

No entanto, o zumbido também pode resultar de infeções ou inflamações no pavilhão auricular e, por isso, caso o zumbido no ouvido não passe ao final de 2 dias ou apareça mais de 1 vez por mês é importante verificar um tratamento. Causas de zumbido no ouvido: O zumbido no ouvido normalmente é causado pela exposição prolongada ao barulho ou quando se tem uma otite, que é a infecção de uma região do ouvido. No entanto, o zumbido também pode surgir em situações, como: - Perda auditiva causada pelo envelhecimento, que é mais comum a partir do 60 anos; - Otosclerose, que ocorre quando há endurecimento dos ossos do ouvido; - Cera no ouvido; - Problemas de circulação; - Distúrbios psiquiátricos, como ansiedade e depressão; - Acúmulo de colesterol nos vasos sanguíneos; - Pressão alta. Além destas causas, o zumbido no ouvido também pode surgir em casos mais raros, como Doença de Ménière, mau funcionamento da articulação da mandíbula ou após traumatismos na cabeça e do pescoço, que pode afetar os nervos responsáveis pela audição. Remédios que causam zumbido no ouvido

O zumbido no ouvido pode surgir como efeito colateral de alguns medicamentos, como: - Aspirina em doses muito elevadas; - ​Antibióticos como polimixina B, eritromicina, neomicina e vancomicina; - Remédios para combater o câncer como mecloretamina e vincristina; - Diuréticos como bumetanida, ácido etacrínico ou furosemida. - Antidepressivos como Fluoxetina ou Centralina. Geralmente, quanto maior a dose destes medicamentos, maior é o zumbido e, na maioria dos casos, o ruído desaparece quando se para o uso dos remédios. Acupuntura para zumbido no ouvido: A acupuntura tem demostrado melhores resultados do que a medicina tradicional, por olhar o corpo como um todo. Muitas vezes o problema não está no ouvido em si, mas numa má circulação sanguínea em toda esta região. A Acupuntura defende que, para tratar o zumbido no ouvido, é fundamental avaliar o pescoço e a coluna cervical do indivíduo. O que geralmente acontece é que o sangue não circula corretamente por estas zonas devido a um problema, como excesso de tensão muscular, acarretando assim o zumbido. Outro Tratamento eficiente, disponível aqui na casa do Dr. Ailton, na sala de Acupuntura é o Cone Chinês: Esse cone, composto de parafina e mel, é colocado no ouvido com a outra extremidade em fogo, e o calor e a frequência emitida pelo mesmo, faz uma limpeza profunda, tanto energética como física, proporcionando um grande alívio, principalmente em casos de obstrução por excesso de cera.

POSTS RECENTES
bottom of page